quarta-feira, 14 de outubro de 2009

1 - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS:






CONQUISTAS E PROBLEMAS DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA

Com os avanços das conquistas tecnológicas e científicas, quem poderia imaginar essa rapidez em nosso cotidiano? A tecnologia estar facilitando a vida das pessoas em suas residências, empresas, bancos e hospitais, estando  interligados por redes de informação, pedindo e prestando serviços por mensagens estântaneas. Quem também um dia poderia imaginar que indústrias pudessem funcionar sem nenhum trabalho manual? e o cultivo prodizindo em grande escala (chamados transgênicos)? Estas perguntas são concretas, está acontecendo em nosso dia-a-dia, tudo passa rápido que nem percebemos como tudo está evoluindo.
Esse ritmo acelerado de produção, pode ocorrer o esgotamento da matéria orgânica vital para os seres vivos. Exemplos: a floresta é tombada, transformada em pasto; o petróleo usado de forma desenfreada; o ar e água poluídos com produtos tóxicos. Essas transformações que acontecem tanto nas relações sociais e econômicas como em ambintes naturais, torna-se ainda mais complicado planejar a educação das novas gerações para a vida que terão em sociedade.
Ao contrário que se podem buscar, as tecnologias de informação intensificam a qualificação técnica cultural dos jovens, para enfrentarem novos desafios no mercado de trabalho, as oportunidades exigirão iniciativa, criatividade humanístico-literária, artística, científica e tecnológica. Essa capacidade depende do conhecimento prévio, que aumenta a concentração de poder, acarretando na desigualdade social e exclusão econômica, reforçando desemprego estrutural. Porém, a educação é fundamental para combater tais mazelas e buscar democratizar o conhecimento. Para enfrentar esses problemas é preciso estabelecer diretrizes sociais com políticas públicas de qualidade.

Este link fala, sobre Tecnologia e Sociedade:
http://www.espacoacademico.com.br/048/48rattner.htm


Tecnologia e Meio Ambiente.
É na ciência contemporânea e nas modernas tecnologias que serão encontrados instrumentos capazes de contribuir para o diagnóstico e a recuperação de ambientes ameaçados, o que parece um paradoxo, pois a tecnologia mesmo contribui para ameaça no planeta. Depende de recursos materiais, escolas e bons educadores, nem sempre ao alcance de quem precisa.