quarta-feira, 28 de outubro de 2009

2.2 - O SABER COM SABOR

"Traça a reta e a curva,
a quebrada e a sinuosa
Tudo é preciso. De tudo viverás.
Cuida com exaltidão da perpendicular
e das paralelas perfeitas,
com apurado rigor.
Sem esquadro, sem nível,
sem fio de prumo,
traçarás pespectivas,
projetarás estruturas.
Número, ritmo, distância, dimensão,
Tens os teus olhos, o teu pulso,
a tua memória.
Construirás os labirintos impermanentes
que sucessivamente habitarás.
Todos os dias estarás refazendo
o teu desenho.
Não te fadigues logo.
Tens trabalho para toda vida.
E nem para o teu sepulcro
terás a medida certa.
Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente um pouco mais"
                                                           MEIRELES. Cecília. "Desenho"


A maioria das pessoas hoje, dedicam-se a acompanhar o desenvolvomento científico por interesse pessoal e por prazer, na literatura de divulgação, na imprensa diária, na internet e nos museus de ciências. Os cinetístas são, de certa forma, a parcela profissionalizada dessa comunidade de conhecimento científico, tanto quanto artistas e esportistas são parte de conjuntos dos apreciadores de artes e esportes.
Há também quem acompanhe, como lazer, a evolução de alguns ramos da tecnologia, como a eletrônica, a robótica ou a informática, com a mesma dedicação à música clássica, ao jazz a animais de estimação ou jardinagens e etc. Em certas áreas, essas atividades de lazer se ampliam rapidamente. Esses interesses específicos são uma escolha pessoal, determinada por características individuais, pelas condições materiais e culturaias de cada um, ou pelas influências que recebe.
O conceito e valores que contitui a visão de mundo do científica de nossa época, a partir da qual é possível acompanhar o desenvolvimento geral da ciência e da tecnologia, ou desenvolver algum tema em especial.



Ao se deparar com esta síntese do conhecimentos científicos, que é parte da visão de mundo contemporâneo, é preciso considerar, que uma visão de mundo científica  é geral. A rápida evolução para cada conhecimento, vive no momento de desafios constantes, no social, produtivo e ambientais da vida contemporânea. É também a base para escolher algum campo de ineresse especial, em que se sedeje aprofundar por simples prazer ou também por opção profissional. O mundo estar cheio de desafios, nosso conhecimento tem que ser aperfeiçuado, atualizado, pois cada vez que tudo evolui, devemos também acompanhar esta evolução, se não ficamos pra traz, independente de que profissão você segue ou quer seguir, ou do que faz com prazer na vida, tudo exije um esforço maior, para acompanhar cada evolução no mundo atual.
É um desafio para educação brasileira, lado a lado com a formação nas ciências humanas e linguagens em geral, apresentar uma visão geral de mundo científico-tecnológico, assim como promover o domínio das muitas linguagens da ciências e desenvolver competências para, com os conhecimentos científicos. São desafios como esse que dão sabor ao ofício do professor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, muito bom!!!

Bruno disse...

Muita legal meninas a proposta do blog. Parabéns!!!