A CULTURA CIENTÍFICA NO CONVÍVIO SOCIAL, NO TRABALHO E NO LAZER.
As ciências e as tecnologias são parte da cultura humana, ou seja, ao lado da arte, da música, da filosofia e de tudo o mais que o ser humano produz, compõem o conjunto da produção intelectual, das atitudes e dos valores da sociedade moderna. Por essa razão, o domínio dos conhecimentos cintíficos não pode ficar restrito aos cientistas, mas deve ser garantido a todos.
O valor instrumental desses conhecimentos torna imprescindíveis a qualquer cidadão que, na sociedade contemporânea, faz uso deles, direta ou indiretamente, em atividades de comunicação, informação, saúde, entretenimento ou transporte.Quando o ambiente científico - tecnológico contemporâneo se torna objetivo do aprendizado escolar, tanto viver nesse mundo quanto aprender ciências passam a fazer mais sentido para as pessoas.
Cultura científica pode ser promovida de diferentes pespectivas, no contínuo questionamento dos processos naturais, sociais e tecnológicos.
A UTILIDADE DE QUESTIONAR
"Uma época ou uma cultura
caracteriza-se mais pela natureza
das questões que coloca do que pela
extensão de seus conhecimentos"
JACOB, François.
É importante estar informado, mas nem conhecimento se resume a informação, nem educação científica se restringe a transmição de conhecimentos.
Os conhecimentos estão além do que possamos imaginar, pois o que dizer das explicações das ondas eletromagnéticas que antigamente era uma hipótese teórica. Esse fenômeno não era difícil do que os de hoje, mas a incorporação prática de inúmeros conceitos ampliou a presença da ciência na vida diária, o que tornou mais fácil o seu aprendizado, como mostra os exemplos abaixo:

EXEMPLOS: As residências de hoje costumam ter vários receptores, que decodificam em imagens e som informação trazidas por ondas eletromagnéticas, bem como transmissores dessas ondas nos controles remotos e em telefones celulares; dispõem também de geradores de microondas, que aquecem alimentos úmidos ao fazer oscilar moléculas de água, de lâmpadas fluorescentes, que precisam produzir radiação ultravioleta antes de emitir luz branca fria e de aparelhos funcionando a luz laser modulada, como os de som que tocam CD ou vídeo com DVD. Portanto, não faz sentido discutir a existência física e real dessas ondas, mas sim suas propriedades, usando-se os próprios receptores e transmissores domésticos da atualidade, a maioria dos que era inconcebível há um século.
- Este vídeo mostra como "estourar milho de pipoca usando as ondas eletromagnéticas emitidas por telefones celulares!
- Este vídeo mostra o que é e exemplos: ( Ondas eletromagnética)
2 comentários:
gostei do texto!
excelente abordagem.
Postar um comentário