quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1.1 - MEIO AMBIENTE.

  SUGANDO A SEIVA DA NATUREZA


 "o sol não bebeu o lago
não o sorveu a terra
a água não regressou ao ar
os homens foram os verdugos do pó"
                                                   PAZ, Octavio


Nosso planeta dispõe de recursos naturais finitos, o que leva muitos a cogitar de possíveis limites tanto para o crescimento da população mundial como para o consumo. Haja natureza para agüentar tal expansão!
No planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional. É o que todos devemos ter em mente, a conciência dos recursos naturais que o mundo possui. Cada fonte de energia apresenta custos, vantagens, problemas e riscos diferentes para o sistema de geração ou para sociedade como um todo. As formas de produção diferenciam-se de acordo com a fonte geradora, o impacto no meio ambiente e a viabilidade econômica. As fontes podem ser não-renováveis ou renováveis. As não-renováveis correspondem aos recursos naturais finitos no meio ambiente.
As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não-renováveis):


Renováveis.
Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona utilizado para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.

EXEMPLOS:
- O Sol: energia solar.
- O vento: energia eólica.
- Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica.
- Os mares e oceanos: energia maremotriz.
- As ondas: energia das ondas.
- A matéria orgânica: biomassa, biocombustível.
- O calor da Terra: energia geotérmica.
- Água salobra: energia azul.


Não-Renováveis.
Os combustíveis fósseis são fontes não-renováveis de energia: não é possível repor o que gastamos. Em algum momento vão acabar e podem ser necessários milhões de anos de evolução semelhante para poder contar novamente com eles. . As principais são a energia nuclear e os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).
Portanto, um desafio global e regional é suprir as necessiadades energéticas imediatas e proteger o futuro em médio prazo de modo que não seja simples adiantamento de desatre.

     

 A TERRA, À PORTA DA UTI




O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente.
Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais, com isso o impacto ambiental começou a aumentar gradativamente. Pois para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, além do mais, a madeira derrubada servia para construir abrigos mais confortáveis e obtenção de lenha. A partir desse momento, começou a se tornar mais visível os impactos ambientais causados pelo homem como, por exemplo, a alteração em certas cadeias alimentares.

 





Alguns impactos ambientais:
- Diminuição da biodiversidade;
- Erosão;
- Inversão térmica;
- Ilha de calor;
- Efeito Estufa;
- Destruição da camada de ozônio;
- As chuvas Ácidas;
- Mudanças climáticas, etc.

O que fazer para diminuir os impactos ambientais:
- Reflorestar as áreas desmatadas;
- Criar um processo de despoluição dos nossos rios, córregos, etc.
- A aplicação do desenvolvimento sustentável;
- Uso consciente dos recursos naturais;
- Evitar qualquer tipo de poluição.
- Conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental;
- Criar lei que garantam essa preservação, etc.

-> O texto acima é do link,  "Mundo Educação"
 http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm


 O ambiente natural pode se recuperar com o tempo, mas essa capacidade de recuperação tem limites.
1- vídeo "Luz ecológica com Garrafa PET "
http://www.youtube.com/watch?v=2gODBgLs_OA


-> link,  Aquecimento Global:
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm





-> Link, Detectando o (des)equilíbrio amibiental.

2 comentários:

Ludimila Almeida disse...

todos os textos estão excelentes...mas gostei muito do texto(Meio Ambiente),pois,mostra as grandes riquezas do nosso planeta e etc..Parabéns...

Soraia e Tainah ... disse...

Obrigada Ludimila!